Dia 01 de dezembro é o “Dia Mundial de Combate à AIDS”, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como objetivo reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e mobilizar as pessoas pelo mundo toda na luta contra a AIDS.
Atualmente o HIV atinge as mulheres na mesma proporção em que atinge os homens, é predominante no grupo de heterossexuais e tem mais incidência na população de baixa renda.
A AIDS é uma doença grave que ainda não tem cura, hoje vários remédios e coquetéis podem ajudar a controlar a doença, mas a prevenção, o uso de PRESERVATIVOS em todas as relações sexuais, ainda é a melhor arma na luta contra a doença.
A transmissão da doença pode acontecer através do sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno. Através de relações homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem o uso correto do PRESERVATIVO. O compartilhamento de seringas por dependentes químicos injetáveis, a transfusão de sangue contaminado, instrumentos que cortem ou perfurem não esterilizados também favorecem a contaminação.
A AIDS não é transmitida pelo abraço, toque, compartilhamento de objetos como talheres, banheiro, espirro, tosse, suor, piscina, praia, beijo, enfim, demonstrações de carinho ou contato pessoal com uma pessoa portadora de HIV não são meios de contaminação da doença.
Por isso, faça todos os dias sua parte, trate uma pessoa portadora da doença com o respeito que ela merece, e aproveite o dia 01 de dezembro para passar essa idéia adiante. |