No dia 05 de janeiro de 1983, faltando 11 dias para completar 22 anos, o recém-formado em Educação Física, Native Paulo Daniel, foi convidado para ser o preparador físico e também técnico do Clube Atlético Linense, na cidade de Lins (SP).Native aceitou o convite e foi preparador físico e técnico por dois anos no clube, entrando assim, para o RankBrasil.
O recordista era então jogador de futebol e havia atuado no ano anterior no próprio Lins. Em 2002, com 42 anos, ele conta que foi chamado para os cargos por conhecer bem o Linense e ter sofrido uma contusão, o que o afastaria dos campos.Ele afirma que não se assustou com os cargos e que se sentia muito seguro. Native diz também que era um preparador firme do estilo "linha dura".
Depois de trabalhar no Linense, foi preparador do União Sport Clube, em Rondonópolis - MG. Após este período, seguiu para outras áreas da Educação Física.No ano de 1987, a Rádio Bandeirante fez uma eleição da seleção dos melhores jogadores, preparadores físicos e treinadores. Native foi selecionado entre os melhores preparadores da então série intermediária (hoje A2) do campeonato paulista.
Apesar de não trabalhar há muito tempo com futebol, pretende retomar a profissão. Atualmente, ele é proprietário de uma rede de academias.
Redação: Fernando Alves
Revisão: Fátima Pires