Mais jovem universitário em uma Federal

Guilherme Cardoso de Souza prestou vestibular com 13 anos, oito meses e 11 dias, e foi aprovado em primeiro lugar

15/01/2009
15912 Acessos
Imprimir
Mais jovem universitário em uma Federal
O paranaense Guilherme Cardoso de Souza entra para o RankBrasil em 2009, por ser o Mais jovem universitário em uma Federal.

Nascido em 28 de março de 1995, ele prestou vestibular em 08 de dezembro de 2008, na Universidade Federal do Paraná, com apenas 13 anos, oito meses e 11 dias, e foi aprovado em primeiro lugar no curso de Química.

Edna Cardoso, mãe do recordista, percebeu a habilidade do filho aos dois anos de idade, quando ele tentava ler um encarte de jornal.

Assustada, tentou buscar ajuda para entender o que estava acontecendo e sem condições para pagar um especialista, foi aprendendo a lidar com a situação. Quando o recordista tinha cinco anos, ela tentou colocá-lo na escola, mas a orientação foi que procurasse uma particular. Sem condições financeiras, Guilherme começou aos sete em um colégio público.

Superdotado
As professoras perceberam seu aprendizado rápido. O Instituto para Otimização da Aprendizagem comprovou o talento do menino e que ele era superdotado.

Desta forma, o recordista passou a fazer dois anos em um. Fez a 1.ª e 2.ª séries de uma só vez e no ano seguinte, a 3.ª e 4.ª séries. Com nove anos foi estudar no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), onde fez a 5ª, 6ª e 7ª séries em um ano.

Na 8ª série ganhou uma bolsa no Colégio Bom Jesus, uma das escolas parceiras do Instituto Bom Aluno, que atende o Guilherme desde 2004.

No colégio, ele passou a ajudar o professor de Química, dando aulas de reforço. “Ele desenvolveu alguns métodos de ensinar Química para que os alunos pudessem ter mais amor pela disciplina”, comenta a mãe.

Livro
São estes métodos que Guilherme está registrando no livro em que está escrevendo. O superdotado conta que começou a desenvolver os métodos ajudando os primos nas tarefas. “Eu dava exemplos que eles acabavam memorizando. Eu não vou colocar tudo no livro, ainda estou organizando, pesquisando bibliografia”, comenta.

O maior sonho de Guilherme é ter um notebook com internet, para poder pesquisar e aperfeiçoar o seu livro, conseguindo assim, apoio para publicar seu conhecimento.



Diversão
Guilherme diz que sempre gostou de Matemática, mas quando descobriu a Química, por meio de um livro de ciências, que ganhou de um cunhado, passou a se interessar pela matéria. Seu maior prazer é estar sentado em frente ao computador estudando, rodeado de livros, diferente de muitos adolescentes de sua idade, que estão buscando diversões através de jogos.

Curiosidade
Um menino prodígio da Matemática, de apenas nove anos, March Boedihardjo, foi aceito pela Universidade Batista de Hong Kong, em 2009, tornando-se o universitário mais jovem da ex-colônia britânica.

A universidade criou um curso especial de cinco anos para March, que dará ao aluno uma licenciatura em Matemática e um mestrado em Filosofia. De origem chinesa e indonésia, mas nascido e criado em Hong Kong, March estudou dois anos numa escola especial em Oxford, no Reino Unido.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires