Mais Jovem Leitora Bilíngue do Brasil

Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter: A Mais Jovem Leitora Bilíngue do Brasil

18/02/2025
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Mais Jovem Leitora Bilíngue do Brasil
Arquivo Recordista: Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter, com apenas 3 anos, já lê fluentemente em português e inglês!
A pequena Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter, natural de Redenção, no Pará, tem apenas 3 anos e já se tornou um fenômeno ao demonstrar fluência na leitura em português e inglês desde os 2 anos de idade. Com um desenvolvimento surpreendente, ela conquistou reconhecimento por sua habilidade excepcional com as palavras.

O Começo da Jornada Literária

Desde os primeiros meses de vida, Catarina demonstrava interesse pelos livros. Ainda bebê, gostava de folhear as páginas e balbuciar, o que já indicava um amor precoce pela leitura. Aos 2 anos completos, surpreendeu a família ao ler fluentemente em português, tanto em letras maiúsculas quanto minúsculas e cursivas. Pouco tempo depois, aos 2 anos e 4 meses, passou a ler também em inglês.

Seus pais notaram desde muito cedo sua facilidade com idiomas. Catarina imitava conversas e cantava músicas em inglês antes mesmo de falar fluentemente em português. Músicas como "Brilha, brilha estrelinha" e "Happy Birthday" já faziam parte do seu repertório. Além disso, Catarina tem interesse pelo idioma turco, e seu cantor favorito nesse idioma é Erden Erdogan.

Processo de Aprendizado

O mais impressionante é que Catarina aprendeu a ler sozinha, sem cursos ou métodos formais. Seus pais apenas lhe ensinaram as letras do alfabeto quando tinha cerca de 1 ano, mas o processo de leitura ocorreu de maneira autônoma. Ela absorvia conhecimento através de livros, desenhos legendados e experiências do dia a dia.

Seus primeiros livros foram "Olha quem sou! Cachorro" e outros da mesma coleção da Editora Brasileitura. Em inglês, iniciou com livros da rede Kumon. Ao fazer o teste na instituição, com apenas 2 anos, avançou rapidamente, progredindo dois estágios em menos de três meses.

Apesar de não ter recebido ensino estruturado para a leitura bilíngue, Catarina demonstrou compreensão natural das diferenças entre os idiomas. Ela lê, entende e faz comentários sobre os textos, intercalando português e inglês quando precisa esclarecer alguma dúvida.

Desafios e Impacto na Vida da Criança

A velocidade de aprendizado de Catarina surpreende todos ao seu redor. Apesar da leitura precoce, seu desenvolvimento ocorreu de forma leve e natural, sem pressão ou dificuldades. Seu interesse é voltado para desafios mais complexos, preferindo formar palavras e escrever ao invés de atividades simples, como colorir ou traçar linhas.

Ela também é muito sociável e gosta de interagir com crianças mais velhas, buscando atividades que a desafiem intelectualmente. Para confirmar sua capacidade, foi avaliada por diversos especialistas em superdotados no Brasil, incluindo a Dra. Olzeni Ribeiro e outros profissionais da área, que atestaram sua superdotacão e fluência na leitura.

Reconhecimento e Futuro

Apesar de ainda não estar matriculada em uma escola tradicional, Catarina encontrou no curso de inglês do Kumon uma oportunidade de ampliar seu vocabulário e aprimorar suas habilidades. Seus pais, mesmo não sendo fluentes no idioma, incentivam sua jornada bilíngue.

Entre seus livros favoritos estão "Bob ensina a escovar os dentes" e "Estou aprendendo inglês – Minhas primeiras palavras". Ela também admira a cantora Pitty e tem uma coleção de livros favoritos da autora Cristina Klein.

Seu interesse pelo turco indica que sua jornada no aprendizado de idiomas está apenas começando. Com um potencial brilhante, Catarina segue surpreendendo todos com sua sede de conhecimento e amor pela leitura.

Conclusão

O caso de Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter reforça a importância do acesso aos livros desde a primeira infância. Seu talento natural, aliado à curiosidade e ao estímulo adequado, mostra que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado e que, quando bem incentivadas, podem atingir feitos impressionantes.
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