O auditor-fiscal da Receita Federal, Jackson Rodrigo Lunkes entra para o RankBrasil pelo recorde de Memorização de imagens no menor tempo. Em desafio realizado no dia 19 de maio de 2022, ele memorizou 30 imagens em 40 segundos, com o tempo de recall de três minutos e nove segundos.Natural de São Paulo das Missões (RS), Jackson reside atualmente em São Paulo (SP). De acordo com o gaúcho, a ideia de conquistar um título brasileiro através da memorização de imagens surgiu quando viu o recorde de Melhor memória em imagens, do mnemonista Rafael Luis Boemo, que memorizou 142 imagens em cinco minutos.
Jackson conta que teve a ideia de abrir outra categoria de recorde junto ao RankBrasil na mesma linha, mas com o tempo de menos de um minuto para memorização. Para o desafio, o auditor-fiscal utilizou o website memoryleague.com.Foram memorizadas 30 imagens aleatórias (entre animais, alimentos, veículos, paisagens, etc), geradas através do algoritmo do site. Segundo o recordista, a principal dificuldade para memorizar imagens é conciliar a velocidade com a qualidade da memorização.
O gaúcho comenta que trabalha com memorização desde o ano de 2005, quando cursava a faculdade de Filosofia. “Como hobby trabalho e estudo a memorização de datas, números, baralho, nomes e faces, artigos de lei, entre outros itens”, conta.Segundo ele, o reconhecimento do recorde pelo RankBrasil coroa meses de treinamento e de diversão em seu hobby. “Ademais, a busca pelo recorde e pela autossuperação gera motivação para manter um ritmo de treinamento”, destaca. Jackson diz ainda que para melhorar a memória é necessário criar o hábito de ter vontade, interesse em memorizar e saber informações e dados.