O baiano Robson Conceição entra para o RankBrasil pelo recorde de Primeiro ouro no boxe olímpico. Nos Jogos do Rio de Janeiro (RJ) de 2016, o pugilista conquistou a medalha dourada na categoria peso ligeiro, até 60 quilos.A luta final foi contra o francês Sofiane Oumiha e o brasileiro venceu por decisão unânime dos juízes. Ele foi soberano em sua campanha olímpica, derrotando também o uzbeque Hurshid Tojibaev e depois o cubano Jorge Alvares.
Robson nasceu em 25 de outubro de 1988, em Salvador (BA). Para subir ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas precisou superar a pobreza e as dificuldades vividas na infância. Ele já trabalhou como feirante, vendeu picolé na praia, foi ajudante de pedreiro, entre outras atividades necessárias para sua sobrevivência.Entre os títulos conquistados pelo pugilista está a prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México (2011); a prata no Campeonato Mundial em Almaty, no Cazaquistão (2013); o ouro no Campeonato Sul-Americano, em Santiago, no Chile (2014); e o bronze no Mundial de Doha, no Catar (2015).
O recordista também participou dos Jogos Olímpicos realizados em Pequim (2008) e em Londres (2012). Diferente do que ocorreu no Rio de Janeiro, nas duas edições anteriores o baiano perdeu na estreia.
Medalhas no boxe olímpico
O Brasil possui ao todo cinco medalhas no boxe olímpico. Além do ouro de Robson Conceição, tem as conquistas nos Jogos de Londres com Adriana Araújo (bronze), Yamaguchi Falcão (bronze) e Esquiva Falcão (prata). Há ainda o bronze de Servílio de Oliveira – o primeiro pódio do pugilismo brasileiro – obtido nas Olimpíadas do México, em 1968.