Com uma atitude de amor à natureza, a cidade de Umuarama (PR) superou em 2016 o próprio recorde de Maior abraço ambiental em bosque. O evento aconteceu em 21 de setembro, no Dia da Árvore, na trilha de caminhada localizada no interior do Bosque Uirapuru.A ação reuniu 1.550 pessoas, entre estudantes, professores, empresários, servidores públicos, autoridades, idosos e comunidade em geral. Os participantes ficaram de mãos dadas por aproximadamente uma hora e 30 minutos, tempo necessário para a fiscalização.
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari oficializou a nova marca com entrega do troféu aos organizadores. Segundo ele, um evento que envolve multidão é bastante complicado de mobilizar as pessoas em fila. “Esse recorde foi impecável, um dos mais organizados que já presenciei, possibilitando uma contagem fácil e rápida”, diz.Cadari destaca ainda a diversificação do público, desde crianças – com caravanas escolares – até representantes da terceira idade, empresários, políticos, entre outros. “Isso mostra o envolvimento de todos os segmentos da comunidade umuaramense com as causas ambientais. É uma iniciativa que vai repercutir muito”.
A atividade é uma realização do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Prefeitura Municipal de Umuarama (PMU), Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e Associação Comercial e Industrial de Umuarama (ACIU).Conforme a idealizadora do projeto, professora doutora Norma Barbado, um abraço é uma atitude de amor, carinho e proximidade. “É exatamente o que precisamos fortalecer na relação homem X natureza: o abraço no bosque significa aproximar as pessoas do meio ambiente, visando sua conservação”.
Também coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR, Norma diz que a ação busca sensibilizar a população quanto à importância da preservação da arborização urbana. “É necessário disseminar conhecimento em relação ao manejo de plantas nos centros urbanos e a utilidade das árvores na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta.A superação da própria marca junto ao RankBrasil, segundo a professora, é o resultado positivo do projeto de Educação Ambiental na cidade. “O recorde conquistado em uma quarta-feira em horário comercial significa que a população está priorizando a causa ambiental e ‘abraçando’ a causa da preservação”.
No final do abraço gigante foi plantada uma muda de Peroba no Bosque Uirapuru, simbolizando a importância do plantio de árvores nativas. O Instituto Ambiental do Paraná também distribuiu mudas para incentivar o aumento de árvores nas escolas e residências.
Ação ambiental aconteceu no Bosque Uirapuru e envolveu estudantes, professores, empresários, servidores públicos, autoridades, idosos e comunidade em geral / Foto: RankBrasil
Resultados e expectativas
De acordo com Norma, a participação do público no evento foi surpreendente. “O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido durante o ano de 2016 atingiu o principal objetivo: houve a sensibilização de um grande número de pessoas”.Ela explica que o projeto vai além do abraço gigante em volta do bosque. Inicialmente teve a realização de um diagnóstico nas escolas municipais, visando verificar o conhecimento dos alunos quanto às questões ligadas à arborização urbana.
A partir desses dados, estudantes do IFPR desenvolveram atividades lúdicas nas escolas através de oficinas, e o abraço ambiental é uma das ferramentas utilizadas no processo. “Agora será feito um novo diagnóstico para avaliar o aprendizado dos alunos durante o desenvolvimento do projeto”.A expectativa, para Norma, é que os olhares se voltem à presença vital das árvores no cotidiano e que a integração em todos os espaços seja realidade. “Somada a todas as outras grandes demandas da educação, espera-se a construção de uma nova cultura mais humana”, completa.
Exemplo de arborização urbana
Umuarama é um exemplo em arborização urbana, tendo em média uma árvore por habitante. Segundo a idealizadora do projeto, a partir disso surgiu a ideia de aproximar a população de espaços arborizados, ‘abraçando’ a causa da preservação para garantir que gerações futuras possam ter melhor qualidade de vida.Norma afirma que com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversos jogos e aplicativos, as pessoas deixaram de conviver com a natureza, desconsiderando sua importância. “As árvores fazem sombra, diminuem a temperatura, reduzem a poluição sonora, as enxurradas e enchentes, produzem oxigênio, entre outras importantes funções para formar uma cidade mais sustentável”, finaliza.
Recorde Superado:
Cidade | Estado | Número de participantes | Ano |
Umuarama | Paraná | 1.382 | 2015 |
Algumas citações na mídia:
G1
O Bem Dito
Umuarama 24 Horas
Portal da Cidade