Horário de verão começa domingo

Quando o relógio marcar 0h, os ponteiros devem ser ajustados para a 1h da madrugada

18/10/2013
3742 Acessos
Imprimir
Horário de verão começa domingo
Governo pretende economizar R$ 5 bilhões com a mudança
O horário de verão começa a partir de 0h do próximo domingo, dia 20 de outubro. Onze estados aderiram a alteração: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nestas regiões, as pessoas devem adiantar seus relógios em uma hora, ou seja, quando for meia noite (0h), os ponteiros precisam ser ajustados para 1h da madrugada. A medida vai até 16 de fevereiro de 2014.

Norte e Nordeste não participam da adequação. Ano passado, Tocantins e Bahia também adotaram a alteração, mas desta vez ficam de fora da regra.

O objetivo da mudança é economizar energia. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a demanda costuma cair entre 4,5% e 5% com o novo horário e o consumo de energia, em média, 0,5%. O governo espera economizar quase R$ 5 bilhões em geração e transmissão de força elétrica.

O primeiro horário de verão no Brasil
Esse é o 38º ano em que o governo adota a modificação, mas o primeiro horário de verão
do país aconteceu entre 1931 e 1932, durante a presidência de Getúlio Vargas. No mundo, o modelo foi utilizado oficialmente pela primeira vez em 1914, na Alemanha. Porém, a ideia já era discutida em 1784 nos Estados Unidos.

Adaptação

Serão 118 dias para conviver com a nova rotina. Apesar da mudança parecer pequena, muitas pessoas têm dificuldade em se adaptar. Segundo especialistas, o nosso cérebro segue o ritmo do relógio biológico e por isso, uma alteração acaba desregulando este padrão.

Os principais sintomas neste período de adequação são cansaço, irritabilidade, sonolência e falta de atenção. A dica para uma melhor adaptação é dormir mais cedo gradualmente, nos dias anteriores à mudança.

Fontes: Estadão, Bom Dia Brasil, G1 e Bem Estar
Redação: RankBrasil