Um evento que aconteceu na cidade de Brusque (SC) bateu o recorde junto ao RankBrasil em 2018, de Maior encontro de motos 2 tempos. O 6° Encontro Nacional de Motos 2 Tempos, realizado nos dias 14 e 15 de abril, reuniu 408 veículos com participantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná , São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.
As representantes do RankBrasil, Elisangela Arruda e Carolina Castro, estiveram presentes. Elas contabilizaram as motos e oficializaram o título com entrega do troféu de recordista. Conforme Elisangela, tudo foi muito bem organizado. “Dava para sentir a alegria dos motociclistas. Foi um evento para a família inteira, merecendo destaque a grande participação de mulheres pilotando”, diz.
De acordo com o idealizador e fundador do encontro, Carlos Edson Kroth, mais conhecido como Edinho, o tempo chuvoso atrapalhou um pouco, mas não tirou de maneira alguma o brilho nos dois dias de festa. Entre as principais dificuldades para organizar um evento deste porte, ele enumera a burocracia e a questão financeira: “É um árduo trabalho que somente se tem o sucesso com muito suor e dedicação”.Edinho, que é restaurador de motos e também possui uma loja de peças (estoques antigos), comenta que a ideia de realizar um encontro deste tipo de veículo surgiu quando começou a participar de eventos motociclisticos. “Às vezes a única moto 2 tempos no evento era a minha”, lembra.
O recordista afirma que éuma emoção muito grande ter realizado o Maior encontro de motos 2 tempos do Brasil. “Conseguimos resgatar uma paixão vivida por nossos avós, nossos pais e nossos tios”, diz. “O reconhecimento do RankBrasil é extremamente importante para os amantes e proprietários dessas raridades, que tiveram sua fabricação encerrada em virtude das normas estabelecidas pela legislação de trânsito”, acrescenta.Entre as diferenças das motos 2 tempos o restaurador destaca o ronco estridente. “Tradicionalmente, as motos com motores 2 tempos sempre foram sinônimo de potência e esportividade com menos cilindradas”, destaca. Segundo ele, os motores funcionam com apenas duas rotações do pistão e executam a admissão, a explosão e a exaustão, enquanto os de 4 tempos precisam rotacionar quatro vezes para executar a mesma operação. “O piloto tem que ser bom para domar uma 2 tempos”, finaliza
Confira a galeria de imagens: