Gilson Souza da Silva, paulista, professor de Matemática e praticante de xadrez e cubo, viajou de Pinhalzinho - SP onde reside, até a capital do Paraná, para realizar seu sonho: ser recordista do RankBrasil.Acompanhado pelo auditor Luciano Cadari, Gilson entrou para o Livro dos Recordes Brasileiros com o título de Memória mais rápida, baseado nas regras internacional de Speed Memory.
O Speed Memory é um jogo de memorização rápida, que consiste em decorar o maior número de dígitos em questão de segundos. Os desafios de Gilson foram as categorias de meio segundo, um segundo e quatro segundos. Numa sequência, o recordista atingiu em:
0,5 segundos: 12 dígitos
um segundo: 14 dígitos
quatro segundos: 18 dígitosAos seis anos de idade, Gilson já tinha facilidade em decorar mapas, capitais, e aos 14 anos, começou a se interessar pelo xadrez e jogos de memorização. Há um ano pratica esta modalidade. Para preparação do recorde, ele diz ter treinado todos os dias, num período de quatro meses.
“Exercitar a mente é algo muito importante, mas para conseguir é preciso uma motivação. Algumas pessoas nascem com boa memorização, outras adquirem através de treino e o segredo é a motivação”, declara Gilson.Segundo o recordista, entrar para o RankBrasil foi uma conquista pessoal, um sonho realizado. “Muito emocionante, é uma sensação maravilhosa, sempre quis alcançar este objetivo. Até o dia anterior a minha conquista, eu achava que era impossível.” destaca.
Entrar para o RankBrasil, completa Gilson, "é viciante". Ele afirma que irá se preparar para novos desafios.Redação: Regiane Santos
Regras de superação:
Para possível superação do recorde, a avaliação será pelo menor tempo e maior quantidades de dígitos, dentro das regras do Speed Memory.