Mais idosa com Síndrome de Down

Capixaba de Santa Maria de Jetibá entra para o RankBrasil aos 77 anos e nove meses

25/02/2014
26019 Acessos
Imprimir
Mais idosa com Síndrome de Down
Recordista de 77 anos tem muita saúde, alegria, fé e disposição Foto: Antônio Augusto Magalhães Barbosa
Olga Gums entra para o RankBrasil por ser a mais idosa com Síndrome de Down do país, com 77 anos e nove meses (recorde registrado em fevereiro de 2014). A moradora de Santa Teresa (ES) vive há 26 em um sítio próximo ao distrito de Aparecidinha. Ela superou a marca de Maria de Nazaré, de 67 anos, recordista em 2010.

Natural de Santa Maria de Jetibá (ES), a capixaba nasceu no dia 27 de maio de 1936. Caçula entre 11 irmãos, atualmente reside com a sobrinha Sofia Gums, de 60 anos, que cuida dela há mais de 25.

A recordista fica a maior parte do tempo em casa e não fala português. Influenciada pela cultura pomerana¹ que é forte na cidade, nunca aprendeu a língua brasileira e conversa apenas em pomerano, uma variedade do baixo alemão.

Gosta de ver fotografias e passa as tardes na cadeira de balanço. Animada, dança, canta e reza com frequência, além de tocar gaita desde menina.

De acordo com Sofia, apesar da Síndrome de Down, a idosa é uma pessoa independente e saudável. “Ela está muito bem de saúde e faz tudo sozinha. Fiquei admirada porque a Olga nunca tinha feito exames até o momento da cirurgia e quando fez todos deram resultados bons”.

Ela se refere a uma operação de catarata realizada recentemente para recuperar a visão de um dos olhos da recordista, que ficou completamente cega por meses.

Para a sobrinha, mesmo com a cegueira, Olga manteve-se alegre. “Quando estava sem enxergar, ficava muito parada por medo de se locomover, mas ainda assim continuava sorrindo. Está sempre contente”.

Olga vive sob os cuidados da sobrinha Sofia há 26 anos em Santa Teresa (ES) / Foto: Antônio Augusto Magalhães Barbosa

Segundo Sofia, o recorde é uma felicidade para a família. “Eu tinha muita curiosidade em saber se ela era a mais velha. Sou feliz por cuidar dela e se Deus quiser ainda vai viver bastante. O título é uma alegria para nós”.

Síndrome de Down
É uma alteração genética causada por um erro na divisão celular ainda na fase embrionária. Pessoas com trissomia do cromossomo 21 possuem três cromossomos em vez de dois no par 21. Além de características físicas particulares, sofrem de comprometimento intelectual e consequentemente tem uma aprendizagem mais lenta.

Nota de falecimento: Olga Gums faleceu no dia 25 de março de 2014 por complicações após uma cirurgia.

Recorde Superado
NomeCidade/EstadoIdadeAno
Maria de Nazaré Firmeza de SouzaFortaleza (CE)67 anos2010




1. Cultura pomerana: Em meados do século XIX imigrantes da Pomerânia, região histórica ao norte da Polônia e Alemanha, migraram para o Brasil. Eles instalaram-se em Santa Maria de Jetibá e desde então, a cultura é preservada na região.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
UOL
Folha Acadêmica
Gazeta Online
Mídia Max News
Folha Vitória
News Rondônia
Rol News