A cidade de Marialva - PR, conhecida como a Capital da Uva Fina, entra para o RankBrasil. O Maior cacho de uva do país, que é considerado um monumento, foi construído no trevo de acesso à cidade.A obra foi feita pelo artesão cearense Gilberto Gomes Moura, toda em concreto e ferro, e inaugurada em janeiro de 2004. O cacho recordista mede 17,8m de altura e 9m de diâmetro.
As uvas são composições de cores feitas pelo artesão, onde apresentam uma coloração original arroxeada, variedade Rubi, com alguns grãos ligeiramente esverdeados, dando a impressão de que o cacho está em pleno processo de amadurecimento.Segundo o prefeito Humberto Feltrin, foi uma forma de homenagear a fruta que movimenta a economia do município, que é o mais importante polo produtor de uva fina do Paraná.
Marialva conta atualmente com 750 produtores e 1500 hectares de parreirais de variedades como Brasil, Benitaka, Niágara, Rubi e Itália.Mentor do projeto, o prefeito diz que o monumento virou atração turística e prefeitos de outras regiões pretendem copiar a ideia para lançar um monumento do seu principal produto no município.
Feltrin ainda reconhece a importância do esforço extremado dos produtores locais. "Somos parceiros, estamos juntos nesta empreitada. O gigantesco cacho de uva comprova o significado que a uva tem para Marialva. É um tributo, um incentivo a nossos produtores", destaca."O monumento será um incentivo aos produtores, lembrando também aos visitantes e a todos que passam pela rodovia, que em Marialva se vive a prosperidade conquistada com muito trabalho e união", completa.
Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires