Primeira repórter com Síndrome de Down

Fernanda Honorato faz parte da equipe do Programa Especial, exibido pela TV Brasil desde março de 2004, que trata da inclusão social da pessoa com deficiência

19/05/2014
14354 Acessos
Imprimir
Primeira repórter com Síndrome de Down
Fernanda dos Santos Honorato é repórter do Programa Especial desde 2006/ Foto: Márcio Zavareze - Arquivo TV Brasil
Fernanda dos Santos Honorato, de 34 anos, entra para o RankBrasil em 2014 como a primeira repórter com Síndrome de Down do país. Nascida no Rio de Janeiro (RJ), a recordista não concluiu a escola regular, mas percebeu que através do esporte e das artes conseguiria manter seu processo de formação focada em outras atividades.

Ela trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006, mas foi no teatro que começou a se destacar muito antes disso. Contudo, o currículo da repórter não para por aí. Atualmente é dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação.

Carioca da gema, a recordista tem muito samba no pé e desfila todos os anos. Foi musa da portela e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria da Embaixadores da Alegria.

O trabalho na televisão surgiu após participar como entrevistada de um quadro da emissora. É o que conta a diretora do Programa Especial, Ângela Patrícia Reiniger. “Durante a entrevista que deu para nosso programa fiquei impressionada, achei que pela desenvoltura tinha potencial. Considerávamos importante ter uma repórter com deficiência intelectual. A Fernanda fez um teste e saiu tão bem que esta gravação até foi para o ar posteriormente”.

Em outubro de 2006, ela assumiu o microfone e juntou-se à equipe. Hoje, após sete anos na função, Fernanda Honorato relembra como foi importante conquistar a vaga. “É preciso que as pessoas acreditem na gente. Nós só necessitamos de oportunidade e fazer novas amizades. Estou muito feliz por conquistar o recorde”.

Para Ângela Patrícia Reiniger, o Brasil já evoluiu, mas ainda há muito a se fazer no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência. “Muitos me julgaram maluca por colocar uma repórter com deficiência intelectual na TV. A sociedade está se abrindo, mas ainda tem um bom caminho a ser trilhado. Nós aprendemos com a Fernandinha e ela aprende com a gente. É maravilhoso”.

O Programa Especial, exibido todos os sábados às 10h30 na TV Brasil desde 2004, é voltado para inclusão de pessoas com deficiência. Para ser 100% acessível ao telespectador, conta com recursos como: janela de LIBRAS - a Língua Brasileira de Sinais, legendas em português e audiodescrição.

Confira o trabalho da recordista:

Vídeo: Arquivo TV Brasil

Síndrome de Down
É uma alteração genética causada por uma alteração na divisão celular ainda na fase embrionária. Pessoas com trissomia do cromossomo 21 possuem três cromossomos em vez de dois no par 21. Além de características físicas particulares, possuem comprometimento intelectual e consequentemente tem uma aprendizagem mais lenta.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
Federação Brasileira das Associações da Síndrome de Down
Band
Revista Brasília
Fundação Síndrome de Down
Revista Incluir
Revista Acesso
Movimento Down
Jornal do Brasil
Vida Mais Livre
Usina da Inclusão
Entorno Inteligente
Pessoas Com Deficiência
USP Legal
Portal de Acessibilidade do RS
Associação de Imprensa do RJ
Libreprensa
Unibairros
Metro 1
Guarantã News
Portal Hoje
Correio Popular
Paraíba.com
EBC
Vila Notícias
Água Boa News
News Rondônia
Diário do Noroeste
Clic News
Passei Aki
Tabocas Notícias
Campi News