A prefeitura da cidade de Blumenau (SC) bate recorde junto ao RankBrasil em 2022 pela Maior Osterbaum. Montada no parque Ramiro Ruediger, próximo ao Parque Vila Germânica, a árvore de Páscoa mediu 13 metros e foi enfeitada com 140.478 ovos de plástico coloridos.De acordo com o diretor do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, aproximadamente 20 pessoas estiveram envolvidas na montagem dos enfeites e a maior dificuldade para os trabalhos foi a questão climática, com dias chuvosos.
O diretor destaca que a Osterbaum é uma tradição praticada pelos antepassados que fundaram o município de Blumenau. “É um resgate da cultura germânica por uma cidade que possui traços desses povos até hoje”, conta. Segundo ele, no hemisfério norte a Páscoa coincide com a chegada da primavera, por isso a origem de colorir e enfeitar os galhos das árvores, comemorando o fim do período de frio.Segundo ele, na época da Quaresma, que é o período que vai desde a quarta-feira de Cinzas até a Páscoa, é comum ver casas com jardins onde um galho seco é enfeitado com ovos e flores coloridas, iniciando a temporada de Osterbaum. “Isso ocorre, principalmente, em cidades onde os traços germânicos são heranças adquiridas com os imigrantes alemães, como é o caso de Blumenau”.
Guilherme ainda comenta que com esse recorde junto ao RankBrsil de maior número de casquinhas artificiais será possível atrair turistas de outros lugares, impulsionando a Páscoa de Blumenau como um grande evento. “Juntamente com a cidade de Pomerode (SC), estamos nos consolidando como o principal destino temático de Páscoa do Brasil”, afirma.
A contagem dos ovos
Para o registro oficial do recorde foi necessário contar todos os 140.478 ovos artificiais. Uma equipe de quatro pessoas do RankBrasil participaram. Conforme Elisangela Arruda, a equipe trabalhou durante cinco dias para conseguir finalizar os números, uma vez que o tempo estava muito chuvoso. “Apesar do clima não ter colaborado foi uma satisfação concluir a contagem e oficializar este recorde que mostra uma linda tradição”, finaliza.