Mais rápida memorização de números inteiros

Recorde pertence ao empresário de Luís Eduardo Magalhães (BA), Caio Filipe Alexandre da Mata, que memorizou 100 dígitos em seis minutos e 38 segundos

29/08/2022
4086 Acessos
Imprimir
Mais rápida memorização de números inteiros
Para o desafio, Caio utilizou o Método de Loci, associando os números com objetos de um lugar conhecido e criando uma história / Foto: RankBrasil
O empresário da cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), Caio Filipe Alexandre da Mata entra para o RankBrasil pelo recorde de Mais rápida memorização de números inteiros. Em seis minutos e 38 segundos, ele memorizou 100 dígitos, com o tempo de recall de um minuto e 30 segundos, sem erros.

O desafio aconteceu em 29 de agosto de 2022, em Curitiba (PR), com a presença do diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, que oficializou a nova marca com entrega do troféu de recordista. Segundo Cadari, recordes de memorização são sempre surpreendentes, pois exigem muita concentração e treino. “Mostra como a mente humana é capaz de desenvolver várias formas de superação”, destaca.

Caio, que é natural de Barreiras (BA) e tem atualmente 22 anos, conta que começou a se interessar por memorização em 2014, quando viu um vídeo do mnemonista Dominic O´Brien, que memorizou 50 objetos aleatórios em pouco mais de três minutos. “Achei impressionante e como minha memória era extremamente péssima, passei a buscar assuntos, vídeos, livros e pessoas especialistas no assunto para potencializar meu cérebro”, diz.

Segundo o recordista, a principal dificuldade do desafio foi que a memória é extremamente visual e associativa e os números são totalmente antagônicos a essas características. “Por exemplo, eu tenho que transformar o 35 em alguma imagem muito rica de visualização com cores, traços e movimentos, associar esse número a algo que eu conheça e que tenha um significado muito forte na minha história. Quando eu vejo o número 35, eu vejo a Dora Aventureira”.

Para o recorde, Caio se preparou durante 88 dias e utilizou uma técnica milenar dos gregos antigos, chamada Palácio da Memória ou Método de Loci. “Consiste, basicamente, em pegar um lugar que você conheça bem, como sua casa ou trabalho e ir colocando as informações que quer memorizar nos objetos que tem dentro desses lugares, criando uma história inesquecível entre eles”, conta.

Conforme o brasileiro, entrar para ao RankBrasil tem dois significados: fé e comprometimento. “Eu me comprometi a não ficar mais refém do esquecimento e ter perdas de tempo, dinheiro e paz por esquecer coisas que não deveria. Além disso, o apoio e as orações da minha noiva e meus pais, e principalmente a graça de Deus me fez reerguer a minha fé e conquistar esse recorde, mesmo estando muito ansioso e aflito”, comenta.

Para quem quer melhorar a memória, Caio deixa algumas dicas: “Lembre-se de se lembrar e utilize boas técnicas, como o Método de Loci, pois força a memória a trabalhar e é mais eficaz, rápido e divertido. Também é importante fazer o básico do básico: ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos e dormir bem”, finaliza.
.