O professor de Charqueadas (RS), Marlon Machado Oliveira Rio entra para o RankBrasil pelo recorde de Mais jovem doutor em Linguística Aplicada. Ele concluiu o programa de doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 25 de agosto de 2020, com 26 anos, seis meses e 14 dias.Em sua tese, Marlon trabalhou com o desenvolvimento oral de alunos de inglês em uma escola pública, com o apoio de tecnologias digitais adicionais, de modo que fosse possível colaborar com o desenvolvimento oral dos estudantes em língua inglesa por uma perspectiva sociocultural.
“Através do projeto ‘My city –my world’ (Minha cidade - meu mundo) foi possível trabalhar com temas relacionados à realidade dos alunos, para que eles tanto percebessem quanto conseguissem se desenvolver oralmente em língua inglesa”, conta o doutor.De acordo com o gaúcho, pelo fato de o desenvolvimento oral ser um grande desafio para professores e para diferentes alunos, esse projeto veio ao encontro de uma possível proposta para sanar as lacunas e dificuldades dentro do ensino de inglês na escola pública, que pode ir muito além do ensino do ‘verbo tobe’.
“As tecnologias digitais usadas (websites, aplicativos, plataformas digitais, celulares, entre outros) foram importantes. No entanto, a autonomia, a colaboração, o respeito e a ajuda mútua entre todos os participantes foram os aspectos que realmente contribuíram para o sucesso do projeto”, destaca.Marlon comenta que a principal dificuldade em concluir o doutorado foi lidar com a pesada rotina de estudos, conciliando com o trabalho, a vida pessoal, social e as bruscas mudanças acarretadas pela pandemia. “Além da fé em Deus, tive a ajuda de diversas pessoas, entre profissionais, alunos e amigos, como pastores na fé cristã, colegas de profissão, minha esposa Ana Lia e minhas orientadoras de doutorado, professoras Marília dos Santos Lima e Christine Siqueira Nicolaides”.
Segundo o recordista, a pesquisa de doutorado foi algo extremamente prazeroso. “Poder trazer uma possível solução para uma realidade escolar pública, da qual fiz parte durante toda minha infância e adolescência, é como poder trazer uma possível resolução de problemas que gostaria de terem sido consideravelmente sanados no passado. A educação tem algo único em si, que é esse grande poder de potencializar a transformação de pessoas, as quais provavelmente deixarão suas marcas em suas diferentes localidades socioculturais no futuro”.Marlon acredita indubitavelmente na formação continuada. Conforme ele, diante da pandemia é possível ver profissionais que se reinventaram, foram além de seus antigos limites e estão crescendo em contraste às dificuldades. “A formação continuada, panoramicamente falando, traz em si a essência para a criatividade brotar, mesmo em tempos de crise”, afirma.
De acordo com o professor, entrar para o RankBrasil não significa apenas a conquista de um recorde, mas é uma forma de compartilhar as dificuldades que enfrentou na sua formação em diferentes contextos educacionais, uma vez que veio de uma família humilde.“Com este recorde, o RankBrasil apresenta uma vitória da educação e de múltiplos esforços tomados por alguém que talvez não teve um começo tão favorável, mas com a graça de Deus superou os diversos obstáculos para ser um pouco mais relevante na vida de muitas pessoas na sociedade”, ressalta.
Trajetória de sucessoO gaúcho é professor de inglês em uma escola privada em Porto Alegre (RS) e leciona alemão, espanhol, italiano, francês, inglês e português no seu empreendimento educacional MR Languages. Ele também trabalha como tradutor de documentos, conferências e diferentes eventos nestes idiomas.
Além de doutor, Marlon é mestre em Letras (Linguística), laureado em licenciatura plenaem Letras-Inglês, licenciado em Letras-Português e especialista em Educação e Contemporaneidade. Também é especialista em Teologia e possui MBA em Coaching. Possui cursos complementares online de formação advindos de diferentes universidades em diferentes áreas (educação, tecnologias digitais, ensino e aprendizagem de idiomas, filosofia, sociologia, teologia, desenvolvimento humano e profissional, entre outros).Atualmente é estudante de Teologia e dos cursos de especialização em Marketing Digital, em Metodologias para o Ensino Superior e em Metodologias para a Educação a Distância (EaD).
É autor de livros, artigos e capítulos de livros, com pesquisas realizadas nas áreas de ensino e aprendizagens de idiomas. Também escreve na área da teologia, dentro de suas interfaces com as áreas de tecnologias digitais, filosofia da religião, teologia prática e docência do ensino religioso.Marlon ainda foi participante e professorde um curso de língua inglesa com bolsa de estudos no programa de intercâmbio internacional na China (TOP CHINA - Santander) na Universidade de Jiao Tong em Xangai, quando tinha apenas 20 anos.