Maior rio brasileiro
Com 6.992,06 km de extensão, o rio Amazonas supera o Nilo, que tem
6.852,15 km
O rio Amazonas entra para o RankBrasil como o Maior rio brasileiro e do mundo em extensão e também o mais volumoso.Com 6.992,06 km, o rio recordista supera o Nilo, que tem 6.852,15 km, de acordo com medições realizadas em 2008, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O rio nasce no Peru, com o nome de Vilcanota, e recebe depois as denominações de Uicaiali, Urubamba e Marañón. Quando entra no Brasil, se torna Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus. Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas. Ele deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro.Detentor da maior bacia hidrográfica mundial, ultrapassando os sete milhões de km², a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade é acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia.
O rio Amazonas lança cerca de 209 mil m³/s de água doce no Atlântico, sendo o responsável por 1/5 do volume total de água doce em todos os oceanos do mundo. Mesmo a 150km mar adentro do local onde desagua o rio Amazonas, a salinidade da água é bem mais baixa que o normal.O número de espécies de peixes e plantas aquáticas é tão vasto que seria impossível enumerar todas. Para os aficionados ao aquarismo, trata-se da fonte que proporciona a maior quantidade de espécies de peixes que hoje em dia povoam os comércios e aquários de todo o mundo.
Nos últimos 1.500km, o rio possui um curso muito plano. Isto provoca a chamada maré oceânica, que na região amazônica é conhecida como pororoca, uma atração turística do local.
Fontes: Inpe e Wikipédia
Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires